Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga formada em 2009, atuo na área de educação infantil.

BEM-VINDOOOOOOOOO

OLÁ, BEM VINDOS TODOS QUE SE INTERESSAM PELOS TEMAS AQUI TRATADOS....


NOSSA META É DISCUTIR ATIVIDADES INFANTIS, TEXTOS DE EDUCAÇÃO E O QUE FOR SUGERIDO...


AH SONHO INFANTIL É UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR COM ATIVIDADES DESDE FEV/ 2008.


terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um site para acompanhar o desenvolvimento de seu filho...

http://www.fisher-price.com/br/playtime/learn.asp?min=-1.5&max=2

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PROBLEMAS DE ATENÇÃO

PROBLEMAS DE ATENÇÃO - ESTRATÉGIAS

Você tem um aluno que não executa todas as tarefas? Não presta atenção em nada que está sendo realizado em sala? Parece que nada o interessa? Aprenda algumas estratégias para crianças com problema de atenção.Leia Mais...
As dicas a seguir foram extraídas do livro "Dificuldades de Aprendizagem" de Gabriela Carrera (org.). A atenção é imprescindível para a apreensão dos conteúdos em sala de aula. As crianças que apresentam dificuldades atencionais e aquelas que já foram diagnosticadas com a Síndrome do Déficit de Atenção tem dificuldades para organizar-se. Por isso em primeiro lugar o ambiente escolar e em casa deve ser ordenado e organizado a partir de normas e limites muito claros.- Ajude a criança a planejar o seu dia, as atividades que deve dar conta. Na escola planeje os horários no qual as horas de aula estejam divididas em períodos definidos. As atividades devem ser detalhadas, coloque este horário em local visível e juntamente com o aluno vá comprovando quando as atividades são vencidas/ realizadas.P.s.: Em sala de aula este horário pode ser o mesmo para todos os alunos, você pode escrevê-lo em um canto do quadro, a medida que as atividades forem realizadas você apaga ou risca.- O aluno com problemas de atenção deve ser recordado constantemente o que deve fazer, e o que se espera dele. Os limites claros trazem segurança, apesar de levar mais tempo que os outros a interiorizar estes limites.- As instruções para trabalhos e atividades devem ser apresentadas de forma clara e concreta. Devem ser dadas tanto verbalmente como por escrito. Peça que a criança as repita e sempre estabeleça contato visual com ela. Começe com instruções simples, com poucos passos, para depois ampliá-las.- Imprevistos não são bem vistos pelas crianças com déficit de atenção, por isso cumprir os horários estabelecidos é importante. Caso não seja possível, tente a avisar antecipadamente para que ela esteja preparada.- A motivação é um fator importante de concentração. Planeje aulas atrativas, conte uma história sobre o assunto que será abordado. Os conteúdos devem ter um conexão, além de um material de apoio e visual concreto.- Combine com a criança um sinal secreto, que somente vocês dois conheçam, para avisá-la de que está começando a se distrair.Livro:Dificuldades de Aprendizagem - Editora Cultural.Matéria: Jogos para Melhorar a Atenção

TEXTO ADAPTADO DO BLOG http://alfabetizacaoconsciente.blogspot.com/2009/09/problemas-de-atencao-estrategias.html

domingo, 6 de setembro de 2009

VIVA A DIRERENÇA....

DA MESMA MANEIRA QUE TRABALHAMOS O TEXTO MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA PODEMOS TRABALHAR O PATINHO FEIO .... BASTA ADAPTAR DE ACORDO A CLASSE!!!

SEMANA DA CRIANÇA

CRONOGRAMA
Adaptado do DIA-A-DIA DO PROFESSOR.
SEGUNDA-FEIRAOFICINA DE ARTES:
• Pintura
• Modelagem (massinha/argila)
• Colagem com materiais diversos
• Trabalhos com sucata
• Teatro com os professores
OBS: Cada sala com uma atividade, tipo oficina.
SURPRESA: Saco de pipoca no final do dia.
TERÇA-FEIRA
• Excursão em pracinhas próximas ou parques, com pique-nique.
• Após o passeio, o professor providencia um vídeo e passa um filme ou desenho.
SURPRESA: balas para as crianças, com embalagem decorativa.QUARTA-FEIRA
• Concurso de dança O professor providencia CDs de músicas infantis e incentiva brincadeiras com bolas de sabão, dança da cadeira.
SURPRESA: chup-chup ou geladinhos para os alunos.
QUINTA-FEIRA
• Brincadeiras com o corpo: mímicas, ginástica historiada, imitações, morto-vivo,etc.
• Tarde de pipa com concurso das mais originais.
SURPRESA: pirulitos e brinquedos feitos pelos próprios alunos.
SEXTA-FEIRA
• Teatro de fantoches.
• Festa em homenagem às crianças e aos professores com bolo, suco ou refrigerante, balões
SURPRESA: Lembrancinha preparada pelos professores

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

O Professor Está Sempre Errado
Quando…É jovem, não tem experiência.É velho, está superado.Não tem automóvel, é um coitado.Tem automóvel, chora de ‘barriga cheia’.Fala em voz alta, vive gritando.Fala em tom normal, ninguém escuta.Não falta às aulas, é um “Caxias”.Precisa faltar, é ‘turista’.Conversa com os outros professores, está “malhando” os alunos.Não conversa, é um desligado.Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.Dá pouca matéria, não prepara os alunos.Brinca com a turma, é metido a engraçado.Não brinca com a turma, é um chato.Chama à atenção, é um grosso.Não chama à atenção, não sabe se impor.A prova é longa, não dá tempo.A prova é curta, tira as chances do aluno.Escreve muito, não explica.Explica muito, o caderno não tem nada.Fala corretamente, ninguém entende.Fala a ‘língua’ do aluno, não tem vocabulário.Exige, é rude.Elogia, é debochado.O aluno é reprovado, é perseguição.O aluno é aprovado, ‘deu mole’.É, o professor está sempre errado mas, sevocê conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!”




ESSE TEXTO VALE PARA REFLEXÃO NO BLOG ... SEMPRE CHAMADOS DE ERRADOS MAS SEMPRE FAZEMOS VALER NOSSO TRABALHO....

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

OBJETOS DE APRENDIZAGEM

TEXTO RETIRADO DO SITEhttp://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070423.php LEITURA PARA PROFESSORES QUE TAMBÉM ATUAM COM TECNOLOGIA

Objetos de Aprendizagem: Contribuições para sua genealogia
Por Jaime Balbino
Data de Publicação: 23 de Abril de 2007
A partir da década de 90, com a expansão do mercado de ensino a distância houve uma maior preocupação quanto à forma como os softwares educativos, em particular os LMSs (Sistemas para Gerenciamento do Ensino a Distância), manipulavam os conteúdos. Apesar das ferramentas existentes para o aprendizado serem condizentes com os recursos tecnológicos disponíveis, o desenvolvimento de cursos e materiais didáticos demandava custos muito altos, pelas suas próprias características de implementação, num campo metodológico ainda em fase inicial de elaboração [1].
Fazer material educativo para e-learning necessita, além de educadores, dos serviços de diversos outros profissionais para a criação de componentes multimídia, design de interfaces e programação, além da estrutura de software, hardware e suporte humano necessárias à oferta dos cursos e uma complexa compatibilidade com os equipamentos já disponíveis para acesso pelo usuário final - nem sempre condizentes com a tecnologia adotada pelo provedor. Não raro, os cursos necessitam de atualizações no curto prazo sem terem ainda gerado lucro às instituições de ensino e treinamento.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

MATEMÁTICA

" A professora solicitou que as crianças de 1º ano solucionassem o seguinte problema:
Quantas patas tem 6 cachorros?
Forneceu uma folha de sulfite e pediu que solucionassem o problema, sem dizer como começar.
A maioria conseguiu resolver, o x da questão é o que fazer com o que não conseguiu.
Pois bem uma das crianças apareceu com a resposta 12. A professora observou que no desenho dela os cachorros estavam somente com duas patas. Em vez dela dizer que estava errado ela questionou:
- Quantas patas tem um cachorro?! No que a criança pergunta:
- O meu cachorro ou os de verdade?!
Com isso a professora fala para a criança que ela quer saber quantas patas tem um cachorro de verdade. Assim a criança retoma ao seu desenho e volta com a solução correta."
Adorei este exemplo que ela deu, demostra como muitas vezes eu sou imatura ao lidar com a aprendizagem das crianças. Eu já fui criança e parece que esqueci como era minha lógica ao aprender algo.
Então decidi usar esse método em minha sala de aula, já no dia seguinte da palestra. Foi um pouco difícil pois muitas crianças seguiram a minha lógica para resolver, e os que nunca entenderam as minhas explicações não conseguiam resolver, sempre esperam que eu os ajude. Insisti para que fizessem da maneira que quisessem e alguns me surpreenderam.
Segundo, Ana Ruth Starepravo que foi a palestrante mencionada, o trabalho com jogos e situações problemas nos anos iniciais dá conta dos conhecimentos matemáticos necessários para a vida.



TEXTO TIRADO DE UM BLOG AMIGO...


É BOM REFLETIR...